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Radio
RÁdios os rádios para automodelos podem ser de dois tipos: stick ou pistola, onde qualquer um dos tipos oferece um controle proporcional à todas as partes do carro, o mais indicado é o tipo pistola pois simula o volante do carro, já o tipo stick pode ser utilizado mais em lanchas. os transmissores geralmente são de 2 canais, um destinado ao acelerador e freios e outro à direção, cada canal controla um servo que transmite o controle ao modelo. alguns transmissores possuem 3 canais, sendo que o terceiro é vago, podendo ser utilizado para acender luzes, etc... da mesma maneira que os rádios para o aeromodelismo os rádios destinados ao automodelismo possuem algumas funções especiais. dual rate - deixa o comando mais ou menos sensível, aumentando ou diminuindo o curso do servo. servo reverse - inverte o sentido de curso do servo, é uma comodidade para a instalação do servo no modelo. atv - abreviatura de adjustable travel volume, essa função permite especificar o curso do servo, sendo que este pode ter um curso mais longo depois da posição neutra e um curso mais curto antes da posição neutra, geralmente usado no canal do acelerador. abs - anti block system, funciona igual aos freios abs dos carros reais, impede que a roda trave em uma freada muito acentuada. controle de tração - impede que o carro tracione demais nas saídas de curva, aumentando sua estabilidade ao contrário dos rádios para aeromodelismo, os rádios para automodelos (geralmente) não acompanham as baterias recarregáveis de nickel cádmio no seu conjunto, tornando-se assim necessária a conversão do equipamento para tal. se você usa com muita freqüência seu automodelo é bom que você coloque baterias recarregáveis nele, mas se for ao contrário, as pilhas comuns compradas em supermercados podem muito bem ser utilizadas. os servos possuem em seu interior um motor elétrico, o qual dará movimento à direção e ao acelerador. cada canal necessita de um servo. há uma infinita variedade de servos, sua escolha deve ser criteriosa, pois não se deve colocar um servo fraco demais em partes que exijam uma maior força de operação. os kits comuns vêm com servos standar, eles possuem engrenagens de plástico e não possuem rolamentos, já os servos destinados à carros 1/8, 1/5 de escala e trucks devem possuir engrenagens de metal e também devem ser roletados. eles utilizam a mesma bateria do receptor, que é de 4,8 volts. o receptor é responsável por receber os sinais do transmissor, na atualidade a maioria dos receptores para automodelismo são de 2 ou 3 canais, sendo que os mais comuns são os de 2 canais. esses receptores possuem uma característica em especial que é o sistema bec (battery eliminator circuit), esse sistema permite utilizar uma bateria de até 8,4 volts, sem danificar o receptor, já que este normalizará a corrente para 4,8 volts. esse sistema é muito utilizado para carros elétricos não havendo necessidade de se colocar uma bateria para o rádio e outra para o motor. para uma perfeita recepção dos sinais, minimizando os riscos de interferência, deixe o máximo possível de antena para fora do modelo, e nunca corte o que sobrar da antena, deixe sobrando mesmo.